EL – LUSA
Luanda, 11 mai (Lusa) -- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje em Luanda um plano de ação para garantir a execução do Plano Estratégico para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres na organização lusófona.
Além do plano, que vigorará até 2014, a reunião extraordinária ministerial dos responsáveis pela igualdade de género da CPLP aprovou a Declaração de Luanda, de que se destaca o reforço de ações para uma "representação equilibrada" entre mulheres e homens na vida pública e política "enquanto fator de boa governação".
Da Declaração constam ainda a promoção do acesso ao microcrédito, "enquanto instrumento que garante a autonomia económica das mulheres", e o reconhecimento de que a violência contra as mulheres constitui um "problema de saúde pública".
O Plano Estratégico para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres (PECIGEM) na CPLP foi aprovado na Cimeira de Chefes de Estado da organização, que decorreu em Luanda, em julho de 2010.
Moçambique e Timor-Leste não participaram no encontro de Luanda, no qual Angola passará a assumir a presidência desta área da igualdade do género, que até hoje era presidida por Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário