domingo, 26 de fevereiro de 2012

Timor-Leste vai abrir embaixada em Angola

Luanda, Angola, 27 Fev – Timor-Leste abrirá em breve a sua embaixada em Angola, no âmbito do reforço do relacionamento entre os dois países, anunciou sexta-feira em Luanda a encarregada de negócios daquele país, Elda Ferreira.

A diplomata disse à agência noticiosa angolana Angop que a abertura da embaixada ajudará a “repor as históricas relações privilegiadas” entre os dois países” e recordou que o governo timorense aceitou que Angola Angola integrasse a delegação de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que vai acompanhar em Timor-Leste as eleições presidenciais do próximo dia 17 de Março.
Elda Ferreira disse que a abertura de uma embaixada de Angola em Dili pode igualmente acontecer depois das eleições legislativas em Timor-Leste, no próximo mês de Junho e recordou que os dois países começaram a construir as relações de cooperação em 1975, quando nesse mesmo ano Angola reconheceu a independência de Timor-Leste.

Em resposta à ocupação indonésia de Timor-Leste, Angola aceitou a abertura de uma representação diplomática de Timor-Leste, elevando à categoria de embaixada a representação da Frente de Libertação de Timor-Leste (Fretilin), tendo como embaixador Roque Rodrigues, de 1975 a 1999, que nesse ano foi encerrada devido a problemas de ordem financeira. (macauhub)

CNRT decidiu apoiar Taur Matan Ruak nas presidenciais para não dividir militantes



MSE - Lusa

Díli, 24 fev (Lusa) - O secretário-geral do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), Dionísio Babo, disse hoje à agência Lusa que o partido decidiu apoiar Taur Matan Ruak às presidenciais, porque a ausência de indicação estava a dividir os militantes.

"O que aconteceu é que os militantes começaram a ficar divididos o que não iria beneficiar o partido nas legislativas [previstas para junho]", explicou Dionísio Babo.

Outra razão para o CNRT decidir apoiar um candidato foi para evitar "aproveitamentos" de outros partidos políticos.

"Há também muitos partidos que aproveitam a falta de orientação do CNRT e não é saudável aproveitar a situação para manipular as pessoas e por isso achámos que o partido devia avançar uma posição", disse.

O Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), partido liderado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, anunciou hoje que vai apoiar o general Taur Matan Ruak nas eleições presidenciais de 17 de março.

Em janeiro, em entrevista à agência Lusa, o secretário-geral do CNRT tinha afirmado que o partido só deveria indicar um nome na segunda volta às presidenciais, tendo apenas decidido dar aos militantes linhas orientadoras para a escolha do próximo presidente.

Na conferência nacional do CNRT, o partido decidiu apoiar um candidato independente, com capacidade de gestão política e para moderar as instituições democráticas do Estado, assim como para representar Timor-Leste no mundo.

Nas presidenciais de 2007, o CNRT apoiou o atual Presidente do país, José Ramos-Horta.

Questionado sobre as razões que levaram o partido a deixar de apoiar o atual chefe de Estado, Dionísio Babo explicou que o nome de "José Ramos-Horta também esteve na lista dos debates, mas não preencheu alguns critérios", que se recusou a especificar.