terça-feira, 17 de abril de 2012

Cavaco e outros felicitam Taur Matan Ruak por eleição que é mais um passo na História de um país "irmão"

.

Lisboa, 17 abr (Lusa) - O Presidente da República portuguesa felicitou hoje Taur Matan Ruak pela sua eleição como Chefe de Estado de Timor-Leste, considerando que foi mais um passo importante na história de um país que Portugal sente como "irmão".

"Por ocasião da eleição de Vossa Excelência como Presidente da República Democrática de Timor-Leste, quero endereçar-lhe, em nome do povo português e no meu próprio, as mais sinceras felicitações e votos de êxito no desempenho das altas funções a que é chamado a desempenhar pelo povo timorense", lê-se na mensagem enviada por Aníbal Cavaco Silva ao seu homólogo timorense e que foi divulgada no 'site' da Presidência da República.

Considerando que a eleição de Taur Matan Ruak constitui "mais um passo importante na história do povo timorense, que o povo português sente como irmão", o Presidente da República recorda os laços "profundos" que unem Timor-Leste e Portugal, "alicerçados num percurso histórico comum e num combate partilhado pela causa timorense".

"A forma como decorreu todo o processo eleitoral é testemunho eloquente da maturidade de Timor-Leste enquanto Estado de Direito livre e democrático, bem assim como do sentido de responsabilidade e do espírito cívico do povo timorense", sublinha ainda o Chefe de Estado português.

Na missiva, Cavaco Silva manifesta a sua convicção de que os "fortes" laços de solidariedade e de cooperação que unem Portugal e Timor-Leste conseguirão aprofundar-se, tanto no plano bilateral, como no quadro da CPLP e das Nações Unidas.

"Reiterando a Vossa Excelência as minhas calorosas felicitações e na grata expectativa do nosso próximo encontro, em Díli, por ocasião da tomada de posse de vossa Excelência, das comemorações dos Dez Anos da Independência e da visita de Estado que terei a honra de realizar a Timor-Leste, peço-lhe que aceite, senhor Presidente, os votos que formulo pelo seu bem-estar pessoal e pelo progresso crescente do povo timorense" lê-se ainda na mensagem.

O Presidente da República irá deslocar-se a Timor-Leste em maio.

Taur Matan Ruak, ex-chefe das forças armadas timorenses, foi eleito domingo presidente de Timor-Leste, após vencer a segunda volta das presidenciais timorenses.

Segundo os resultados provisórios distritais divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, o general venceu com 61,23 por cento, derrotando Francisco Guterres Lu Olo, que obteve 38,77 por cento dos votos.

VAM.

Lusa/Fim
.

PR e PM de Cabo Verde felicitam Taur Matan Ruak e elogiam "dignidade" de Ramos-Horta

.

Cidade da Praia, 17 abr (Lusa) - O Presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde congratularam-se hoje com a eleição de Taur Matan Ruak para chefe de Estado de Timor-Leste, deixando também elogios à "dignidade" do Presidente cessante, José Ramos-Horta.

Em declarações separadas aos jornalistas, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves felicitaram o povo timorense pela forma ordeira e pacífica como decorreram as duas voltas das presidenciais timorenses e manifestaram vontade em aprofundar as relações de cooperação entre os dois países.

"Queria felicitar o novo presidente eleito, Taur Matan Ruak e desejar-lhe muitos sucessos e também o povo de Timor-Leste pelo processo democrático. Foram as primeiras eleições feitas e superintendidas totalmente pelo Governo e pelas instituições de Timor-leste", realçou Jorge Carlos Fonseca.

Por seu lado, José Maria Neves, felicitou Taur Matan Ruak e considerou que o ato eleitoral timorense constitui uma "grande vitória da democracia", sublinhando que contribuiu para a consolidação do Estado de Direito Democrático, para a densificação da sociedade civil e para a afirmação da cidadania em Timor-Leste.

Ambos reiteraram disponibilidade para estarem presentes, se para tal forem convidados, na tomada de posse de Taur Matan Ruak, cerimónia marcada para 20 de maio, data do 10.º aniversário da independência de Timor-Leste.

Sobre o Presidente cessante, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves consideraram-no uma "grande personalidade", tendo o chefe de Estado cabo-verdiano lembrado o percurso "relevante e importante" de José Ramos-Horta não só na luta de libertação timorense como também no plano das relações internacionais.

"É uma grande personalidade. Sobretudo a sua humildade, generosidade e toda a disponibilidade para trabalhar para o Povo Maubere. Foi muito digna a forma como encarou os resultados das eleições e a sua determinação e vontade em continuar a trabalhar para a consolidação de um Estado de Direito democrático e para a afirmação de uma agenda de desenvolvimento para Timor-Leste", disse, por sua vez, o primeiro-ministro cabo-verdiano.

"É um grande lutador pela liberdade e dignidade do povo maubere e hoje deve merecer todo o reconhecimento dos timorenses e de todos nós que falamos a Língua Portuguesa", concluiu.

Taur Matan Ruak, ex-chefe das forças armadas timorenses, foi eleito domingo presidente de Timor-Leste após vencer a segunda volta das presidenciais timorenses.

Segundo os resultados provisórios distritais divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, o general venceu com 61,23 por cento, derrotando Francisco Guterres Lu Olo, que obteve 38,77 por cento dos votos.

JSD.

Lusa/Fim
.

Jorge Sampaio saúda presidente eleito

.


Lisboa, 17 abr (Lusa) -- O ex-presidente da República Jorge Sampaio saudou hoje o novo chefe de Estado de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, uma figura "da última geração dos que estiveram no combate", e o "amigo de velha data" José Ramos-Horta.

O ex-chefe das Forças Armadas Taur Matan Ruak venceu a segunda volta das eleições presidenciais de segunda-feira. De acordo com os resultados provisórios distritais divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, o general venceu com 61,23 por cento, derrotando Francisco Guterres Lu Olo, que obteve 38,77 por cento dos votos.

Em declarações aos jornalistas, Jorge Sampaio sublinhou a forma como os timorenses participaram nas eleições: "O povo manifestou-se mais uma vez de forma impressionante. Aquelas pessoas votam de facto, o que é extraordinário conhecidas as condições que levaram aquele povo até este momento. Já votam com uma assiduidade que é assinalável e votam de forma impressiva".

Saudando o novo chefe de Estado, que disse conhecer "bem e de há muitos anos", Jorge Sampaio recordou Taur Matan Ruak como uma "figura muito interessante da última geração de pessoas que estiveram no combate e que chega por meios democráticos à presidência".

"É uma pessoa em quem eu tenho muito boas esperanças para a presidência de Timor", disse o ex-governante que era presidente da República na altura do processo de declaração de independência de Timor-Leste.

Jorge Sampaio saudou ainda o presidente cessante, José Ramos-Horta, "um amigo de velha data", sublinhando o facto de ter percorrido "este processo com muita dignidade e com esforço, correndo riscos de vida".

"Espero que continue a dar e certamente dará todo o seu continuado esforço a Timor e também à comunidade internacional. Como vimos foi apontado como mediador para a Guiné[-Bissau] e espero que tenha sucesso numa questão que é muito difícil", recordou.

O Comando Militar na Guiné-Bissau pediu ao chefe de Estado timorense que mediasse a crise no país, onde na quinta-feira um golpe de Estado depôs o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, cujos paradeiros continuam a ser desconhecidos.

SIM.

Lusa/fim

Fretilin continua a ser incontornável no futuro governo e parlamento - PR


Díli, 17 abr (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje que os resultados provisórios das presidenciais de segunda-feira revelam que a Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente) vai continuar a ser incontornável no futuro governo e parlamento do país.

"Pelo resultado das presidenciais, parece-me que a Fretilin vai continuar a ser incontornável no futuro parlamento, no futuro governo, provavelmente mais do que em 2007. Portanto, a Fretilin não deve ficar excessivamente desapontada porque o resultado foi bom", afirmou à agência Lusa José Ramos-Horta.

Os resultados provisórios distritais divulgados hoje pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral dão a vitória na segunda volta das eleições presidenciais ao general Taur Matan Ruak com 61,23 por cento.

Francisco Guterres Lu Olo obteve 38,77 por cento.

Segundo o chefe de Estado timorense, tudo indica que a Fretilin continua a ser o partido mais votado no país e o que conta são as legislativas, marcadas para 07 de julho.

"O importante como tenho salientado repetidamente é que todos nós aceitemos o resultado. Há desapontamento, obviamente nas fileiras da Fretilin, mas como eu já disse aos camaradas da Fretilin, não fiquem excessivamente desapontados, porque os resultados também mostram ainda uma base forte, firme da Fretilin", afirmou José Ramos-Horta.

O Presidente timorense considerou também que o atual primeiro-ministro do país, Xanana Gusmão, que apoio a candidatura de Taur Matan Ruak através do Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), partido que preside, mobilizou todos os recursos do Estado, do governo e do partido para apoiar o ex-chefe das Forças Armadas.

"Portanto foi uma luta desigual, porque a Fretilin é um partido e não teve o endosso direto de nenhum outro partido, enquanto o lado do Taur teve toda a máquina do governo e do CNRT por detrás dele", sublinhou.

Segundo José Ramos-Horta, o general Taur Matan Ruak tem agora uma "tarefa grande pela frente", nomeadamente reconciliar-se com a Fretilin e voltar a ter a imagem e o estatuto de neutralidade.

"Recebe de mim um país tranquilo, diferente daquele que eu recebi de Xanana Gusmão em 2007, mas Taur Matan Ruak vai ter de procurar sarar os azedumes, os ressentimentos, as feridas destas últimas semanas", afirmou.

O Presidente timorense deu também um conselho ao general Taur Matan Ruak e ao primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

"O meu conselho quer ao general Taur Matan Ruak, quer ao próprio Xanana Gusmão, é de enterrarem o machado eleitoral e fazerem todo o esforço e com humildade e com honestidade dialogar com a Fretilin", afirmou, sublinhado que aquele partido contribuiu muito para a pacificação do país nos últimos cinco anos.

"Portanto é de todo urgente, aconselhável, que o general Matan Ruak mostre simplicidade, humildade, sentido de Estado, pragmatismo e dê a mão à Fretilin para que possa exercer funções de chefe de Estado", aconselhou.

José Ramos-Horta disse também a Taur Matan Ruak que nos próximos cinco anos vai ter que ser "simples, humilde, fazer sempre um discurso de reconciliação, moderação" e ter "habilidade" para gerir os interesses "enorme e dispares" que existem no país e na região.

MSE.

Lusa/Fim