segunda-feira, 20 de junho de 2011

MEMBRO DA POLÍCIA MILITAR AFASTADO DA INSTITUIÇÃO

TIMOR DIGITAL

Acusado da morte de uma idosa

Díli- Manuel de Jesus da Costa, membro da Polícia Militar de Timor-Leste (F-FDTL) acusado do espancar até à morte uma idosa, no mês passado em Mascharinhas, foi afastado da instituição.

Manuel Costa foi dispensado durante uma parada militar especial que ocorreu no Quartel-General em Tasi Tolu, na última sexta-feira. De acordo com as declarações do Coronel Falur Rate Laek, responsável de pessoal das F-FDTL, o militar Manuel de Jesus da Costa foi dispensado das forças militares por ter violado os regulamentos internos da instituição. «Foi formalizada a sua dispensa da instituição militar F-FDTL para que o militar em questão possa ser assistente no processo que decorre na justiça civil», disse o Coronel Falur Rate Laek.

«A decisão foi por nós tomada tendo por base a legalidade (dos regulamentos internos da instituição)», acrescentou o militar. Para o Coronel Falur todos os membros da força militar foram avisados sobre o desrespeito dos regulamentos da instituição.

A dispensa do militar mereceu a concordância do gabinete do Secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto. Para o responsável timorense os membros da F-FDTL têm de respeitar a lei porque as pessoas respeitam a instituição. Os regulamentos da força militar previnem quaisquer acções que possam causar mau estar na comunidade, acrescentou ainda.

Manuel de Jesus da Costa foi detido por uma equipa da Polícia Militar momentos depois da morte da idosa de 68 anos, Luciana Martins. Foi decretada recentemente a liberdade condicional ao militar pelo tribunal de Díli que, terá de se apresentar semanalmente à Policia Distrital de Díli até que termine a fase de investigações do processo.

Desde 2007, a F-FDTL dispensou oito dos seus membros por desrespeito pelo regulamento interno.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário