segunda-feira, 9 de maio de 2011

GOVERNO ANALISA RELATÓRIO DO PNUD

Terça-feira, 10 de Maio de 2011

Jornal Digital - 2011-05-09

Díli - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deu o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre o desenvolvimento em Timor-Leste aos membros do seu Governo para análise.

Na semana passada, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que muito progresso tinha sido feito no país, mas que uma grande parte da população ainda se mantinha abaixo do limiar da pobreza.

Segundo as conclusões do documento, as receitas petrolíferas devem ser usadas de forma eficaz para promover o desenvolvimento sustentável das regiões sem recursos petrolíferos e reduzir as disparidades entre zonas urbanas e rurais.

Ainda de acordo com o relatório, os níveis de pobreza diminuíram de forma significativa desde 2007, mas 41% da população rural ainda vive na pobreza. Xanana Gusmão afirmou que o Governo iria analisar o documento e só posteriormente iria comentar.

O deputado do Partido Socialista, Mário Carrascalão, afirmou que a população de Timor-Leste está a enfrentar pobreza devido ao mau desempenho do Governo pois não conseguirá colocar em prática um sistema para aproveitar os recursos petrolíferos para outros sectores da economia timorense. Segundo Carrascalão, em vez de desenvolver a produção local de arroz, o Governo depende da importação para suprir as necessidades da população, nomeadamente nos distritos do interior, onde as carências são maiores.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário