domingo, 20 de março de 2011

PM Xanana Gusmão vai à Indonésia com adesão à ASEAN e fronteiras terrestre na agenda


.
Díli, 18 mar (Lusa) - O primeiro ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, desloca-se a Jacarta, no dia 22, onde irá manter um encontro com o Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, anunciou hoje o Governo timorense.
No encontro bilateral entre os dois líderes, com a presença dos membros do governo que compõem as delegações de Timor-Leste e da Indonésia, serão assinados vários acordos entre os dois países.

Xanana Gusmão encontra-se no mesmo dia com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), e profere uma palestra na Universidade Indonésia.

De 23 a 25 de março, o primeiro-ministro timorense participa em Jacarta no "Diálogo Internacional sobre Defesa", regressando a Timor-Leste no dia 26 de março.

A visita do primeiro ministro ocorre após a entrega formal do pedido de adesão do país à Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN), no dia 04, depois da V reunião conjunta ministerial, entre Timor-Leste e a Indonésia, que decorreu em Jacarta.

A Indonésia, que preside à ASEAN, é um dos países que apoia a adesão de Timor-Leste, durante o seu mandato anual, a par da Malásia, Tailândia e Filipinas, mas outros países, como Singapura, defendem que Timor-Leste deve aguardar pela consolidação e pelo estabelecimento formal da comunidade em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário