terça-feira, 22 de março de 2011

JACARTA INTERESSADO EM INVESTIR NO PETRÓLEO E GÁS TIMORENSES


.
Gusmão cumprimenta Purnomo Yusgiantoro, ministro da Defesa da Indonésia

CFF – LUSA

Jacarta, 22 mar (Lusa) - O Governo de Jacarta manifestou hoje interesse em investir nos setores do petróleo e do gás em Timor-Leste no âmbito da visita do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, à Indonésia.
"Há vontade da Indonésia em investir nos setores do petróleo e do gás. O Governo indonésio encara positivamente o convite" de Timor-Leste ao investimento em várias áreas, incluindo estas, disse, em conferência de imprensa, Teuku Faizasyah, porta-voz do Presidente indonésio para as relações internacionais.

O Governo indonésio deu ainda conta do seu interesse em investir em infraestruturas em Timor-Leste e disponibilizar crédito para comprar equipamento militar.

O ministro da Defesa da Indonésia, Purnomo Yusgiantoro, adiantou que Timor-Leste encomendou a um construtor indonésio de barcos uma lancha rápida para patrulhar o território com um custo estimado de 20 milhões de dólares.

Teuku Faizasyah falava no final de um encontro entre o Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, e o primeiro-ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, para discutir as relações bilaterais.

Segundo o porta-voz, o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono reafirmou o apoio indonésio à adesão de Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), cujo pedido formal foi apresentado a 04 de março.

"É tempo de Timor-Leste fazer parte da ASEAN", disse Yudhoyono.

Os dois chefes de Governo concordaram ainda na necessidade de resolver os problemas relacionados com as fronteiras comuns.

"Relativamente às fronteiras comuns, o Presidente Yudhoyono e o primeiro-ministro Xanana Gusmão concordaram na necessidade de uma melhor gestão através de uma abordagem suave", disse Teuku Faizasyah.

"O Governo fez um esforço extra para finalizar as discussões sobre três áreas de fronteira", acrescentou.

As três áreas em análise dizem respeito a distritos de Timor Oeste: Delomil, no distrito de Belu; Manusasi, no distrito de Tengah Utara; e Naktuka, no distrito de Kupang.

"Há questões nas fronteiras terrestres", disse Teuku, acrescentando que é necessário resolver estas questões para depois se avançar para a linha de separação marítima dos dois países".

Os dois governantes assistiram ainda à assinatura de memorandos de entendimento sobre descentralização e governo local, educação e formação diplomáticas, infraestruturas, educação e formação na área dos transportes e comércio.

"A discussão foi muito produtiva, muito frutífera. Estamos prontos a alcançar alguns compromissos", disse o porta-voz, adiantando que a assinatura dos memorandos é um "claro reflexo que os dois países estão prontos para avançar em várias áreas de cooperação".

Depois do encontro, o Presidente Yudhoyono ofereceu ao primeiro-ministro Xanana Gusmão um almoço no palácio presidencial em Jacarta.

A visita de Xanana Gusmão à Indonésia decorre até 25 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário