domingo, 18 de março de 2012

Ban Ki-moon felicita timorenses por eleições "ordeiras e calmas"


Nova Iorque, 18 mar (Lusa) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou hoje as autoridades e a população timorense pela participação nas eleições presidenciais de sábado, conduzidas "numa atmosfera de ordem e calma".

Em mensagem divulgada ao final do dia em Nova Iorque, quando em Díli prossegue a contagem dos votos, o secretário-geral sublinha o empenho da ONU na conclusão do processo eleitoral, que deverá seguir com segunda volta, um passo na "transição para uma nova parceria entre Timor-Leste e ONU".

O comunicado refere que Ban Ki-moon "felicita o povo de Timor-Leste por mostrar o seu empenho na democracia e paz" participando nas eleições e está "encorajado por as eleições terem decorrido numa atmosfera de ordem e calma".

Congratulações em particular são enviadas às entidades do governo responsáveis pela organização das eleições e à Polícia Nacional timorense pelo seu "papel em manter um ambiente estável".

Ao fim do dia de domingo em Timor-Leste estavam contados 73,45 por cento dos votos (460.216 votos), colocando Francisco Guterres Lu Olo em primeiro lugar com 124.081 votos (28,26 por cento), seguido de Taur Matan Ruak com 109.968 votos (25,04 por cento).

O atual Presidente do país, José Ramos-Horta, ocupava o terceiro lugar com 79.044 votos (18 por cento).

O apuramento dos votos está encerrado em 10 distritos, segundo dados do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), restando por contar Baucau, Lautém e Oecussi, onde José Ramos-Horta está em desvantagem.

Segundo os dados do STAE, existem ainda 291 votos reclamados.

O STAE envia na segunda-feira os resultados provisórios para a Comissão Nacional de Eleições, que terá 72 horas para resolver reclamações e confirmar os resultados provisórios.

Os resultados oficiais serão anunciados pelo Supremo Tribunal de Recurso o mais tardar até ao início da próxima semana.

PDF(MSE)

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário