quinta-feira, 2 de junho de 2011

Timor Leste: GOVERNO APOSTA FORTE NA ENERGIA SOLAR PARA ELETRIFICAÇÃO RURAL





SAPO TL

No passado dia 27 de Maio, o Secretário de Estado da Política Energética, Avelino Coelho, assinou 23 acordos com chefes de suco para implementação de unidades fotovoltaicas (painéis solares) em seis distritos de Timor-Leste, informa a página do governo timorense.

Dos acordos assinados, 12 são para a continuação de projectos já iniciados, os restantes 11 destinam-se à implementação do projecto em novas zonas. A saber, Ailelo, Atabae, Beremana, Foholau, Humboe, Lesuata, Manlala, Matorek, Orana, Samara e Tibar.

Segundo a página do Governo, para além destes acordos, foi ainda assinado outro para a implementação de um projecto-piloto de uma central solar comunitária no suco de Mertuto (sub-distrito e distrito de Ermera) com a capacidade de 2 KW.

Desta forma, a Secretaria de Estado da Política Energética continua a fomentar a utilização das energias renováveis como alternativa para a electrificação das áreas rurais, contribuindo para a promoção do crescimento económico e a redução dos níveis de pobreza das zonas visadas.

SAPO TL com Governo Timor-Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário