terça-feira, 15 de março de 2011

Lançado "Portal da Transparência" onde se pode acompanhar o destino dos dinheiros públicos

.
Díli, 15 mar (Lusa) -- O Governo de Timor-Leste lançou hoje o "Portal da Transparência", uma página na Internet onde os timorenses, "estejam onde estiverem", podem acompanhar a execução do Orçamento de Estado.
O Portal, disponível em www.transparency.gov.tl, foi oficialmente inaugurado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão e pela ministra das Finanças, Emília Pires, numa cerimónia que decorreu no Centro de Convenções de Díli.

Segundo o primeiro-ministro, trata-se de uma etapa importante "no caminho da transparência que Timor-Leste está a percorrer", lembrando outras iniciativas de igual sentido lançadas pelo seu Governo, tais como a criação da Comissão da Função Pública e da Comissão Anti-Corrupção, ou ainda a próxima instalação da Câmara de Contas junto do Supremo Tribunal de Recurso, embrião do futuro Supremo Tribunal Administrativo e de Contas, previsto na Constituição.

"Medidas que visam a boa governação, ao serviço do povo. "Boa governação não é só cumprir com os padrões de eficiência e responsabilização, nos nossos serviços. Por isso, nestes últimos cincos anos, começámos com uma reforma para criar um bom sistema, no futuro, de maneira a evitar esquemas ou favoritismos, por parte de quem tem por obrigação servir o povo e não os interesses individuais", disse.

Lançado com o objetivo de se tornar-se "na janela de transparência do Estado" e de "democratizar as decisões governamentais, através duma melhor e mais ampla participação dos cidadãos", o novo portal "é parte de um longo processo que conduzirá a uma mais moderna e transparente administração pública, com um controlo ativo do público", explicou a ministra das Finanças, Emília Pires.

De acordo com a ministra, vai ter disponível a informação real em 24 horas, "sem números manipulados", mostrando as contas dos serviços, diretores e ministros, as grandes e as pequenas contas, tais como o que gastam em combustível e em hotéis.

Sem comentários:

Enviar um comentário