Sexta-feira, 4 de Março de 2011
Díli, 04 mar (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, entregou hoje formalmente, em Jacarta, o pedido de adesão do país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O pedido de adesão de Timor-Leste foi entregue ao ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Indonésia, Marty Natalegawa, país que este ano detém a presidência da ASEAN.
"Iniciámos hoje uma nova etapa, uma etapa histórica que irá marcar decisivamente o futuro de Timor-Leste", disse à Lusa Zacarias da Costa, em contacto telefónico estabelecido a partir de Díli.
A candidatura de Timor-Leste foi entregue depois da assinatura do documento final da V reunião conjunta ministerial entre Timor-Leste e a Indonésia, que decorreu em Jacarta, durante dois dias.
Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, independentemente das posições dos vários países que integram a ASEAN, "o processo de adesão inicia-se imediatamente e na próxima semana haverá uma reunião dos funcionários superiores em Jojyacarta que já se vão debruçar sobre o pedido de adesão de Timor".
"Teremos depois um conselho de ministros em maio, em Jacarta ou em Bali, seguido da cimeira. Obviamente que Timor-Leste será tema dessas conversas já nessas reuniões e o Presidente indonésio espera que o conselho de ministros possa fazer uma recomendação o mais depressa possível, para que na cimeira de novembro, em Jacarta, se possa já decidir sobre a adesão", elucidou.
Sem comentários:
Enviar um comentário